Você já parou para pensar porque algumas marcas nos atraem e outras não? Algo parece nos conectar, nos sentir próximos. Isso tem uma explicação e eles se chamam Arquétipos.
A Teoria de Arquétipos foi criada em 1919 por Carl Jung, um médico, pensador suíço, considerado o pai da psicologia analítica e discípulo de Freud.
O conceito da palavra arquétipo tem sua raiz na Grécia antiga:
Archein = original ou velho
Typos = padrão, modelo ou tipo
Sendo assim, seu significado = padrão original.
Jung estudou o inconsciente humano e concluiu que os fenômenos que nossos antepassados viveram, a um nível coletivo e em diferentes épocas, culturas e sociedades, modelam a nossa maneira de ser.
Portanto, arquétipos são figuras que todos nós temos em nosso imaginário, algumas desde crianças e outras criadas ao longo da vida, que dão verdadeiro sentido a todas as histórias que passamos através das gerações, externando tudo o que existe em nosso inconsciente, incorporando padrões e motivações humanas fundamentais, provocando emoções profundas.
Desta maneira, dentro da comunicação, o objetivo dos arquétipos é:
Identificar padrões de comportamentos;
Identificar as motivações das pessoas ao adquirir um produto ou serviço;
Criar um padrão de comunicação.
Com isso, Jung definiu 12 tipos principais de arquétipos (embora existam mais), que simbolizam as motivações humanas básicas, cada qual com seus valores, significados e personalidade. Eles estão divididos em 4 grupos, considerados os 4 impulsos do ser humano:
Mestria/Risco
Herói, Fora da Lei e Mago
Independência/Autorealização
Inocente, Sábio e Explorador
Pertença/Grupo
Bobo da Corte, Cara Comum e Amante
Estabilidade/Controle
Criador, Prestativo e Governante
Criador: Se pode ser imaginado, poderá ser criado. Ex: Lego, YouTube
Características: Criativo, imaginativo, artístico, inventivo, empreendedor, não-conformista
Explorador: Não levante cercas à minha volta. Ex: Heineken, Amazon
Características: Inquieto, aventureiro, ambicioso, individualista, independente, pioneiro
Fora da lei: As regras são feitas para serem quebradas. Ex: Harley-Davidson, Apple
Características: Rebelde, iconoclasta, selvagem, abrindo caminho para a mudança
Bobo da corte: Se eu não puder dançar, não quero fazer parte da sua revolução. Ex: Skol, Netflix
Características: Divertimento, senso de humor, despreocupado, travesso, irreverente
Amante: Só tenho olhos para você. Ex: Chanel, O Boticário
Características: Apaixonado, sensual, íntimo, romântico, afetuoso, comprometido, idealista
Prestativo: Ama o teu próximo como a ti mesmo. Ex: Johnson & Johnson, Omo
Características: Carinhoso, maternal, amoroso, altruísta, generoso, compassivo
Cara comum: Todos os homens e mulheres são criados igualmente. Ex: Hering, Casas Bahia
Características: pé no chão, solidário, fiel, amigável, pessoa ao lado, conecta-se com os outros
Inocente: Somos livres para sermos nós mesmos. Ex: Coca-Cola, Dove
Características: Esforça-se para ser bom, é puro, jovem, otimista, simples, moral, romântico, leal
Governante: O poder não é tudo, é só o que importa. Ex: BMW, Rolex
Características: Líder, responsável, organizado, modelo de papel, administrador
Sábio: A verdade libertará você! Ex: CNN, Google
Características: Conhecimento, fonte confiável de informação, sabedoria e inteligência, pensativo, analítico, mentor, guru, consultor
Mago: Tudo pode acontecer. Ex: Disney, Herbalife
Características: Visionário, carismático, imaginativo, idealista, espiritual
Herói: Onde há vontade, há um caminho. Ex: Nike, Adidas
Características: Corajoso, ousado, honrado, confiante, inspirado forte
Importante ressaltar que uma marca pode ter mais de um arquétipo, como por exemplo, a Apple, mesmo seu arquétipo principal ser o fora da lei ela também pode se encaixar no arquétipo do criador.
Como vimos, vender um produto ou serviço ou até mesmo criar uma marca, vai muito além de criar um panfleto ou postar uma arte nas redes sociais. Deste modo, a partir do momento que a sua instituição conhece qual o arquétipo do seu público, conhece seus hábitos, estilo de vida e outros comportamentos as chances de criar conexão são muito maiores.
A NONA é especializada em branding e comunicação e com atuação 360° graus e pode ajudar a sua instituição a definir qual o melhor arquétipo para estabelecer relações com o cidadão.